********

********

Karina Bacchi

Karina Bacchi

*******

*******

Zé Neto e Cristiano

Zé Neto e Cristiano

*******

*******

Popular Posts

Siga-me Aqui

Roberto Cabrini

Roberto Cabrini

CARAS EDIÇÃO 1009

Notícias

Equoterapia o tratamento avançado.



POR: CAROLINA FARIA

A equoterapia surgiu em 1997 e foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como uma prática terapêutica que deve ser realizada por profissionais legalmente habilitados. Tendo como perspectiva o desenvolvimento, sendo visto como um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação.
Serve para complementar o tratamento de reabilitação tradicional, proporcionando um desenvolvimento psico-social para população de necessidades especiais. É indicada nos casos de paralisia cerebral; lesões neuro-motoras, deficiências sensoriais e visuais, distúrbios evolutivos ou comportamentais; patologias ortopédicas, distrofias musculares; amputações; síndromes genéticas; esclerose múltipla; atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; retardo mental; acidente vascular cerebral; distúrbios emocionais, de linguagem e de aprendizagem; autismo; o cerebelo.
Auxilia na melhora da partes motoras e na rápida progressão de um movimento, agindo nos grupos musculares, atuando como um regulador de controle postural e de movimento, orientando posturas e movimentos dos olhos, da cabeça, do tronco e dos membros.
As lesões que atingem o cérebro não produzem bloqueio de movimentos, mas comprometem a execução da maioria deles.
Com a ajuda dos profissionais na área e com o cavalo, o tratamento atinge uma melhora no começo em 60% dos casos, o cavalo se desloca ao passo, fazendo o movimento tridimensional de seu dorso, o que leva a deslocamentos no eixo vertical, e no plano sagital e no plano frontal. Este movimento é transmitido ao praticante através do contato de seu corpo com o do animal, gerando
movimentos mais complexos de rotação e translação, a onde com isso vai se modificando seus músculos, e sua melhora é visível.