*******

*******

Zé Neto e Cristiano

Zé Neto e Cristiano

*******

*******

Popular Posts

Siga-me Aqui

Roberto Cabrini

Roberto Cabrini

CARAS EDIÇÃO 1009

OUTUBRO EDIÇÃO ESPECIAL (OUTUBRO ROSA) EDIÇÃO 1039

Notícias

Omeprazol Pode Causar Câncer

Foto: (Internet)


Utilizado por quem tem esofagite de refluxo; gastrite; acidez estomacal; úlcera duodenal; úlcera do estômago e outros tratamentos, o omeprazol é o segundo medicamento mais consumido no mundo, da classe dos anti-ulcerosos que reduz a secreção ácida, porém, muitas vezes as pessoas usam esse medicamento sem passar a prescrição médica, o que é um grande problema, pois além da automedicação não ser indicada, o uso prolongado de omeprazol pode levar a demência. É o que atestou um estudo publicado na revista da Associação Médica Americana (JAMA).
O estudo avaliou a relação entre o consumo contínuo (por dois anos ou mais) de doses elevadas de omeprazol, que correspondem a 40 miligramas diários e a falta de vitamina B12 no organismo, que pode levar a problemas neurológicos graves, como demência e anemia.
O médico Roberto Gomes alerta que o uso do remédio por mais de um ano pode alterar as células do estômago e provocar lesões pré-cancerígenas. A mesma orientação se aplica aos medicamentos afins como pantoprazol e lanzoprazol, entre outros, conhecidos como inibidores de bombas de prótons.
Por isso só devem usar, pacientes que possuem receita médica.